Você está em busca de saber mais sobre o sistema de vagas remanescentes SISU 2024? Então você está no artigo correto, pois aqui traremos todas as informações necessárias para você que busca ingressas no ensino superior através do programa.
O Sistema de Seleção Unificada, denominado popularmente de SISU, caracteriza-se por ser o maior processo seletivo do Brasil, sendo responsável, portanto, por permitir o ingresso de diversos estudantes nas universidades e nos institutos públicos. O SISU se pontua por ser o método de seleção adotado por quase todas as faculdades públicas, ou seja, para ingressar em um desses núcleos de ensino, é necessário que o estudante se inscreva no SISU 2024 (Processo que é realizado de maneira totalmente remota).
Conteúdo
Vagas Remanescentes SISU 2024
Como mencionado anteriormente, para garantir a sua vaga em uma universidade do governo, você deve realizar a sua inscrição no SISU 2024, visto que esse é o método de seleção adotado pela maior parte das instituições estaduais e federais do Brasil.
O aluno deverá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada pela modalidade de ampla concorrência ou por alguma modalidade cotista. De maneira resumida, cotas sociais representam vagas que são destinadas a determinados segmentos da sociedade, como: pessoas com deficiência (PCD); pessoas indígenas; pessoas que se autodeclaram pardas ou negras; pessoas de baixa renda; pessoas que concluíram seu ensino médio em escolas do governo.
Para ganhar direito a uma das vagas SISU 2024, o estudante deve ter obtido, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma nota que seja igual, ou superior, a nota de corte para a vaga desejada. No caso, essa nota de corte se altera de acordo com a edição do processo de seleção, uma vez que ela é determinada a partir de dados que são variáveis. Porém, caso a pessoa não consiga atingir essa nota, ainda há a possibilidade de utilizar as vagas remanescentes para tentar ingressar no curso e na universidade de escolha!
Como Funciona as Vagas Remanescentes SISU 2024
As vagas remanescentes do SISU 2024 são as vagas da chamada regular que não foram ocupadas, oriunda de candidatos que desistiram, por algum motivo, de realizar a sua matrícula no curso o qual o mesmo foi selecionado.
Para que essas vagas não fossem perdidas, as universidades estabeleceram a criação das listas de espera, que seleciona os candidatos de maior nota para as vagas restantes.
Quem tem direito?
Todos os inscritos que não foram selecionados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera do SISU 2024 para serem chamados a ocupar uma das vagas remanescentes. No entanto, é necessário que o candidato não tenha sido selecionado nem na primeira nem na segunda opção de curso. Além disso, vale ressaltar que o aluno não pode se inscrever nas vagas remanescentes para a segunda opção de curso, apenas para a primeira!
Inscrição Vagas Remanescentes SISU 2024
Caso o aluno não tenha sido selecionado na primeira e na segunda opção de curso, aparecerá, logo abaixo da primeira opção, o botão “Entrar na lista de espera”. Portanto, para participas das vagas remanescentes, é necessário que o aluno clique nesse botão e confirme a sua inscrição.
Datas das Vagas Remanescentes SISU 2024
Como as vagas remanescentes de determinada instituição são remanejadas pelo próprio núcleo de ensino, a data para a disponibilização desses resultados varia de universidade para universidade. O comum é que, para cada curso, sejam realizadas três ou quatro chamadas para as vagas remanescentes; a primeira chamada para as vagas remanescentes costuma ser liberada no mesmo mês em que acontece o SISU, até porque, o intuito da universidade é que todos os alunos consigam iniciar as aulas em conjunto.
Documentos Necessários SISU 2024
O estudante não precisa apresentar nenhum documento para se inscrever no programa do SISU 2024, desde que ele atenda aos requisitos do processo seletivo. Todas as edições do SISU exigem, dos participantes, dois pré-requisitos, que são:
- Possuir um certificado de ensino médio concluído. Isso significa que o processo seletivo não aceita a inscrição de treineiros, ou seja, de pessoas que ainda não concluíram o último ano da educação básica;
- Ter participado do último ENEM e ter atingido pontuação aprovativa na dissertação, ou seja, uma nota superior a zero.
No entanto, vale ressaltar que, caso o candidato seja selecionado para uma das vagas, o núcleo de ensino em questão solicita certos documentos para a efetuação da matrícula do novo aluno. A seguir, faremos a listagem dos documentos comumente exigidos pelas universidades e pelos institutos públicos.
- Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Cópia do RG (Registro de Identidade);
- Cópia do certificado de conclusão do último ano do ensino médio;
- Cópia de um comprovante de endereço (É preciso que esse comprovante tenha, no máximo, três meses a partir da sua expedição);
- Comprovante de alistamento militar, para indivíduos do sexo masculino;
- Comprovante de quitação eleitoral, para indivíduos maiores de idade.