Como se Inscrever no SISU 2024: Como Participar

Em busca de aprender como se inscrever no SISU 2024? Preparamos um guia completo, como tudo que você precisa saber antes de dar inicio as processo de inscrição no programa, onde trazemos de forma simples e descomplicado todas as informações que você precisa saber, bem como documentos necessários, até um passo a passo completo de como se inscrever no SISU 2024.

O Sistema de Seleção Unificada, tornou-se muito popular entre os estudantes, pontua-se por representar um dos principais métodos para selecionar novos estudantes para ingressar no ensino superior.

O SISU é adotado, portanto, pela maioria esmagadora das universidades e dos institutos públicos existentes no país; isso significa que, para ingressar em uma das instituições do governo, é necessário que o candidato realize a sua inscrição no SISU 2024, um processo que é feito exclusivamente on-line, por meio da plataforma oficial do processo seletivo.

Como se inscrever no SISU 2024
Como se inscrever no SISU 2024

SISU 2024

Como citamos no tópico acima, para que você possa concorrer a uma vaga na faculdade e no curso que você deseja, é preciso que você efetue a sua inscrição no SISU 2024, posto que esse é o processo seletivo adotado por quase todos os institutos federais e universidades, tanto estaduais quanto federais, do país.

O candidato do Sistema de Seleção Unificada pode se inscrever no processo seletivo pela modalidade de ampla concorrência ou por uma modalidade cotista.

  • A primeira é destinada à maior parte dos inscritos, e se pontua por ter maiores notas de corte;
  • A segunda, por sua vez, é destinada a determinados segmentos da sociedade, que são os grupos minoritários (Fazem parte desses grupos: pessoas com deficiência – PCD; pessoas que se autodeclaram como indígenas; pessoas que se autodeclaram como pretas; pessoas que se autodeclaram como pardas; pessoas de baixa renda; pessoas que concluíram o ensino básico em escolas custeadas pelo governo).

Para que um estudante tenha direito a uma das vagas que são ofertadas pelo SISU 2024, ele deve, antes de qualquer coisa, ter obtido uma nota superior, ou igual, a nota de corte para a vaga que ele deseja.

Essa nota varia a cada edição do Sistema de Seleção Unificada, uma vez que a mesma é determinada por dados mutáveis. Vale ressaltar que, caso o estudante não consiga atingir essa nota, nem tudo estará perdido; ele ainda pode ingressar no curso almejado por meio das vagas remanescentes do SISU 2024!

Como se inscrever no SISU 2024?

A inscrição no SISU 2024 é um processo bem simples. Para isso, basta que você possua um computador, smartphone ou tablet os quais tenham acesso a internet. A seguir, listaremos o passo a passo para realizar a inscrição.

  • Acesse a página oficial do SISU (Você pode acessar a página clicando aqui);
  • Entre na sua conta do portal gov.br, inserindo os seus dados cadastrados;
  • Informe os cursos escolhidos para a primeira e para a segunda opção (Diariamente, à 01h00, o site atualiza a posição do candidato para as opções que ele escolheu, a partir da nota de corte dos cursos e da pontuação que o aluno obteve);
  • Informe, de maneira correta, as demais informações solicitadas pelo site;
  • Finalize seu cadastro, e não se esqueça de salvar as informações.

Como usar a Nota do ENEM no SISU 2024?

Uma das exigências para que um candidato possa se participar do processo assim que abrir as inscrições do SISU 2024 é que ele tenha feito o último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O portal do processo seletivo calcula automaticamente a média do participante de acordo com os pesos do curso desejado, de maneira que ele não tem que se preocupar com esse processo; a única coisa que o estudante precisa fazer é realizar o seu login no SISU pelo portal gov.br.

Cálculo da Nota de Corte – Como é feito?

A nota de corte do SISU 2024 é calculada a partir da pontuação dos candidatos inscritos em determinada vaga e a partir da quantidade de candidatos inscritos para essa vaga. Se um curso possuir a quantidade de 20 vagas para a modalidade de ampla concorrência, por exemplo, a nota de corte será a nota do vigésimo colocado.

Cursos do SISU 2024

A quantidade e os cursos que são ofertados no SISU tendem a variar de uma edição para outra. Determinadas universidades, por exemplo, oferecem alguns cursos apenas no SISU do primeiro semestre, enquanto outras universidades oferecem determinados cursos apenas na segunda edição do SISU, e assim por diante.

Os cursos que serão ofertados em cada processo seletivo são disponibilizados na plataforma do Sistema de Seleção Unificada. Clique aqui para ter acesso a essa e a outras informações!

Cronograma

O cronograma do SISU 2024, ou seja, as datas para a abertura das inscrições e para a divulgação dos resultados, é divulgado cerca de um mês antes do início de cada processo seletivo.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não disponibilizou o calendário com as datas do SISU 2024, de modo que não há, portanto, datas definidas. Contudo, espera-se que o processo de seleção ocorra nos meses de fevereiro e de julho, ou seja, o cronograma SISU 2024 de cada edição deve ser divulgado, respectivamente, nos meses de janeiro e de junho.

5/5 - (1 vote)
Luana Ribeiro
Luana Ribeiro

Luana é uma redatora especialista com 9 anos de experiência, que se mantém sempre atualizada e antenada sobre o sistema de bolsas do SISU. Com formação em publicidade, seu conhecimento e expertise no campo da comunicação agregam confiabilidade ao seu conteúdo, transmitindo informações relevantes e precisas de forma envolvente e confiável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *